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Mecatrônica I - Base

IMOBILIZADOR

RESET E DECODE

LEITURA DE SENHA

REPARO DE CENTRAIS

PROGRAMAÇÃO DE BSI

 

EM 2015 UMA NOVA METODOLOGIA. AGORA PRESENCIAL E À DISTÂNCIA

Agora com um formato mais simples e dinâmico, ideal para quem gostaria de iniciar um novo trabalho dentro de sua oficina mecanica ou chaveiro. Os treinamentos de Auto Luiz é o resultado do acumulo de informações ao longo de 19 anos de experiência em manutenção em veículos com injeção eletrônica, 13 anos de experiência em manutenção em imobilizador, além de agregar 9 anos de experiência e didática em treinamentos automotivos.   No modulo de Treinamento Mecatrônica I iremos abordar sistemas de imobilizador (leitura de senha, reset e decode com programador de eprons), reparo de central e programação de body computer (bsi). São três treinamentos diferentes dentro de um único modulo, abrindo oportunidades de crescimento, satisfação e de oportunidades para tecnicos em injeção eletrônica e chaveiros.

1► O que o treinamento MECATRÔNICA I ira abordar em IMOBILIZADOR?

  • ● embasamento teórico dos tipos de eprons, dos tipos de imobilizadores e suas aplicações;
  • ● embasamento teórico dos tipos transponders, e suas aplicações;
  • ● treinamento em leitura e programação de eprons na pratica;
  • ● leitura de senha na central de injeção através de programador de eprons;
  • ● leitura de senha em body computer Peugeot, Citroen, Chevrolet e Renault com programador de eprons;
  • ● reset de programação do sistema imobilizador, da central e/ou body computer possíveis com programador de eprons;
  • ● eliminação de code na central de injeção atraves do programador de eprons ou procedimentos tecnicos;
  • ● casamento de kit´s (ecu+central de imob+chave+painel+body), com a utilização de scanner ou com clonagem de sistemas;
  • ● treinamento em solda com estação de solda;

 

2► O que o treinamento MECATRÔNICA I ira abordar em REPARO DE CENTRAL / MODULOS?

  • ● teoria de eletrônica aplicada a centrais de injeção eletrônica;
  • ●explicação do funcionamento de uma central de injeção;
  • ●explicação e demonstração dos possíveis testes que podem ser realizados na central de injeção, tanto em bancada quanto no veículo;
  • interpretação de datasheet´s, e como funcionam os drives;
  • ● possíveis testes de alimentação de memórias, processador e drives, com multímetro e lâmpada de polaridade;
  • ● práticas com solda, utilizando estação de solda e estação BGA infra-vermelho;
  • ● técnicas de pré-diagnóstico em centrais de injeção;
  • ● explicação do funcionamento do Simulador de centrais ECU-Test 3000;

 

3► O que o treinamento MECATRÔNICA I ira abordar em BODY COMPUTER / BSI / UCH?

  • ● treinamento na prática para a linha Peugeot e Citroen, com utilização de scanner original para a linha francesa, Lexia / PP2000 / Diagbox;
  • ● como solucionar o Modo Eco em Peugeot e Citroen;
  • ● Substituição de peças e como programá-las;
  • ● Acasalamento do sistema, programação de BSI usada, nova e resetada, programação de central de injeção com BSI;
  • ● parametrização e configuração dos opcionais dentro da BSI;
  • ● programação dos parâmetros da central com os do veículo;

 

4 ► Quais os trabalhos que o técnico poderá realizar após o treinamento?

  • ● eliminar o code do veículo, podendo funcioná-lo com qualquer chave;
  • ● ler a senha do sistema, podendo recodificar a ecu-injeção, a chave ou a central de imobilizador;
  • ● deixar virgem uma central de injeção, para reaproveitá-la em outro veículo;
  • ● trocar a ecu de um veículo para outro sem dificuldades, seja para teste ou em definitivo;
  • ● realizar o telecarregamento em centrais linha GM Ford, Fiat, Peugeot, Citreon, Renault e Volkswagen, resolvendo problemas de erros internos de ecu;
  • ● solucionar Modo Eco em Peugeot e Citroen com a utilização de scanner original;
  • ● programar uma chave ou uma central de injeção; •realizar reparos em módulos, principalmente ligados a fonte de alimentação, drives de potencia e reparo de trilhas;
  • ● trabalhar com estação de solda, ou seja dessoldar, e soldar;
  • ● identificar as eprons e trabalhar com o programador de eprons, software´s de imobilizador e leitores de senha;

 

5► Quais os veículos que o treinamento Mecatronica I ira abordar?

  • ● Este treinamento estará mais focado nas grandes montadoras como Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Peugeot, Citroen e Renault, fabricados entre 1995 a 2014, contudo o técnico dominando estas montadoras terá o conhecimento básico para as demais. Dentro do manual Mecatrôica I - Base iremos disponibilizar informações para mais de 165 modelos de ecu, bsi ou painel com informações de senha, reparo e/ou dicas de manutenção.

 

6► O que está incluído no treinamento MECATRONICA I?

  • ● manual técnico impresso colorido, para imobilizadores e reparo de centrais;
  • ● banco de dados com arquivos de reset e decode para central/imobilizador (linha gasolina, alcool e flex);
  • ● software de leitura de senha do sistema de imobilizador (VW, Gm, Renault, Peugeot, Citroen);
  • ● suporte técnico para duvidas tecnicas por Skype; •suporte técnico para duvidas tecnicas no Fórum Auto Luiz - Mecatrônica I - Base (imobilizador / Body Computer / reparo de central), acesso por 12 meses;
  • ● suporte no Videoteca Mecatrônica I - Base (incorporado ao Forum Auto Luiz / necessário cadastramento extra em conta youtube ou gmail),acesso por 12 meses;

Para quem optar pelo ensino a distânica EAD, inclue ainda:

  • ● acesso a plataforma EAD (ensino a distância) com videos demonstrativos, ralização de práticas e avaliação do aluno para testar seus conhecimentos;
  • ● Kit de memorias eprons (somente para quem optar pelo ensino EAD, pois necessitará de eprons pré-determinadas para acompanhar o treinamento em vídeo);

 

7► Quais as vantagens e particularidades deste treinamento MECATRONICA I?

  • ● manual completo, com informações da senha, do arquivo para a eliminação do code, do reset da ecu, da troca rápida, com foto mostrando a eprom e o lado do pino 1, arquivo a utilizar e checksun do arquivo. Com fotos legíveis e com informações exclusivas e precisas, você terá acesso a estudos de caso, fotos de componentes com detalhes para lhe auxiliar no reparo de central ou imobilizador. O manual é impresso colorido;
  • ● ministrado por técnico com experiência acumulada de 9 anos em treinamentos;
  • ● sistema completo, as informações que temos, nós repassamos, não fazemos como a concorrência que comercializam um ‘feijão com arroz’ afim de diminuir preço e posteriormente vender arquivos separados; •arquivos exclusivos, software´s exclusivos, informações exclusivas e precisas;
  • ● trabalhamos com imobilizador e reparo de centrais, temos oficina e sabemos as dificuldades do dia-a-dia;
  • ● suporte técnico via Fórum Auto Luiz, único que permite acesso a somente técnicos que realizam treinamento em imobilizador ou reparo de ecu, isto qualifica e eleva o nível de informações no fórum;
  • ● o suporte técnico através do Fórum Auto Luiz esta sempre com materiais e informações qualificadas e feitas somente pela equipe Auto Luiz e pelos alunos de treinamentos;
  • ● E agora em 2015 com adição de videoteca, que são pequenos vídeos treinamentos abordando uma prática ou situação do qual esta sendo tratada no topico do forum;
  • ● Implementação de "recados" atraves do CHAT do Fórum Auto Luiz;
  • ● SKYPE Auto Luiz para em caso de emergências e consultas rápidas;

 

 

8► Em resumo como funciona o treinamento EAD a distânica e o que necessito basicamente?

  • ● o aluno receberá seu material impresso, uma caixa com eprons (devidamente identificadas e sequências), um pendrive com os softwares;
  • ● atraves de acesso remoto (um programa especifico que vai junto com o pendrive) acessamos o computador do aluno e realizamos a instalação dos softwares e do programador de eprons;
  • ● apos a instalação liberamos o login e senha do aluno para acessar o portal EAD aonde o mesmo terá acesso aos videos treinamentos, já pre-determinador por uma sequência específica aonde o aluno só poderá assistir um vídeo-treinamento apos realizar uma pequena avaliação para fortalecer sua aprendizagem;
  • ● o video poderá ser assistido em qualquer horário (o aluno faz o horário de seu treinamento), podendo avançar ou retroceder conforme sua necessidade;
  • ● o video abordará a teoria, a pratica com programador de eprons, o uso de scanner, o acompanhamento com o manual impresso e com as eprons que o aluno recebeu;
  • ● praticas desenvolvidas especificamente para o treinamento, com uma didática e um sistema desenvolvido especificamente nos moldes da plataforma de ensino a distância;
  • ● sistema de reforço, o aluno adquire o treinamento a distância (EAD) e por algum motivo detem dificuldades ou ainda deseja fazer o treinamento presencial, o mesmo poderá refazer o treinamento GRATUITAMENTE nas instalações da Auto Luiz, basta observar as datas especificas do treinamento presencial;
  • ● suporte pelo Forum Auto Luiz e por skype;

Para o treinamento EAD o que é necessário?

  • ● o aluno ter um computador com windows e com acesso a internet;
  • ● o aluno do EAD deve ter um programador de eprons profissional (recomendamos QX, Wellon VP ou Elnec) com adaptador soic-8, psop-44 e plcc-32, (os mesmos podem ser adquiridos com a equipe Auto Luiz);
  • ● é extremamente importante o aluno estar trabalhando na área automotiva, seja mecanica, eletrica, injeção eletrônica ou chaves, embora seja um curso para iniciantes em mecatônica automotiva, é pre-requisito que o técnico tenha sua base de conhecimento dentro da oficina;
  • ● lembrando que o técnico que pretende realizar este treinamento deve entender no minimo o basico de informatica (abrir um video, salvar um arquivo, mandar um email, copiar um arquivo ou pasta, renomear um arquivo, já a plataforma EAD é muito semelhante a uma plataforma Facebook, Twiter ou Youtube, ou seja muito fácil e amigável);

 

9► Em resumo como funciona o treinamento presencial e o que devo levar?

  • ● cada aluno utiliza seu computador com seu programador de eprons;
  • ● cada aluno realiza no mínimo 35 praticas, entre reset, eliminação e leitura de senha;
  • ● praticas desenvolvidas especificamente para o treinamento;
  • ● máximo de 08 alunos por treinamento, no geral com dois instrutores;
  • ● material individual;
  • ● o aluno recebera um login e senha para TAMBEM acessar a plataforma EAD e assistir um conjunto de videos especificos para que o mesmo inicie seus estudos na parte TEORICA vindo par o treinamento somente um resumo da teoria e para realização especificamente de práticas;
  • ● sistema de reforço, que é um exclusivo comprometimento com o aluno, caso o mesmo tenha dificuldades apos o treinamento, seja em solda, com os softwares, programador de eprons ou suas utilizações no computador, o aluno pode pedir o reforço, e refazer o treinamento num prazo máximo de seis meses, de forma GRATUITA. Somente quem garante o aprendizado do aluno poderia ofertar tal compromisso.
  • ● suporte pelo Forum Auto Luiz e por skype;
  • ● para o treinamento é necessário e obrigatória o aluno trazer seu próprio notebook com Windows Xp, 7 ou 8,  um programador de eprons profissional (recomendamos QX, Wellon VP ou Elnec) com adaptador soic-8, psop-44 e plcc-32, (os mesmos podem ser adquiridos com a equipe Auto Luiz);
  • ● é extremamente importante o aluno estar trabalhando na área automotiva, seja mecanica, eletrica, injeção eletrônica ou chaves, embora seja um curso para iniciantes em mecatônica automotiva, é pre-requisito que o técnico tenha sua base de conhecimento dentro da oficina; 
  • ● lembrando que o técnico que pretende realizar este treinamento deve entender no minimo o basico de informatica (abrir um video, salvar um arquivo, mandar um email, copiar um arquivo ou pasta, renomear um arquivo);

 

10► O que é o sistema de reforço?

  • ● é um exclusivo comprometimento com o aluno;
  • ● caso tenha dificuldades após o treinamento, seja em solda, com os softwares, programador de eprons ou suas utilizações no computador, o aluno pode pedir um reforço, e refazer o treinamento num prazo máximo de seis meses, de forma gratuita. Somente quem garante o aprendizado do aluno poderia ofertar tal compromisso com o cliente;
  • ● mesmo o aluno optando pelo treinamento a distancia o mesmo pode refazer o treinamento, mas agora de forma presencial, de forma GRATUITA nas dependencias da Auto Luiz em Foz do Iguaçu, estado do Parana;

 

 

11► Como funciona o treinamento?

  • ● Presencial, com dois dias de treinamentos ou através da plataforma EAD - Ensino a distância;
  • ● turma máximo de oito alunos quando presencial, (qualidade ao invés de quantidade), e na maioria das vezes com dois instrutores, ou seja quatro alunos para cada instrutor;
  • ● apoiado por praticas para simulação de reset, decode leitura de senha e clonagem, atingindo mais de 35 práticas no presencial e cerca de 25 na plataforma EAD;
  • ● treinamento real, com um programador de eprons para cada aluno, com um notbook para cada aluno, seja no presencial ou no EAD;
  • ● treinamento real em soldas, com estação de retrabalho e ferro de solda no presencial (para o EAD é gravado um video explicativo das técnicas de soldagem);
  • ● apoiado pelo Simulador ECU TEST-3000 para teste de centrais e de imobilizadores;
  • ● apoiado por pratica com scanner da Peugeot Citroen, ou seja a simulação em bancada de possíveis trabalhos (para o EAD é gravado um video explicativo dos procedimentos com scanner);
  • ● apoiado por microscópio eletrônico para visualização dos componentes (presencial); 
  • ●  explicação dos sistemas de imobilizadores (tanto o presencial como o EAD utilizam dos mesmos vídeos explicativos);
  • ● DIDÁTICA, ou seja, conteúdo programado, com práticas explicativas, com demonstração do porque e como funciona; 

 

12► Quanto à investimentos, o que recomendamos?

  • ● lembre-se de que você estará ofertando um novo leque de serviços, e que demandará de investimentos para montar seu laboratório em eletrônica automotiva, claro que cada um irá focar um determinado trabalho, montadora ou sistemas, até porque alguns são grandes, outros pequenos, alguns estão em regiões em desenvolvimentos e outros em regiões já desenvolvidas, porem abaixo segue uma recomendação que fazemos aos nossos alunos, independente do formato de sua empresa.

Essencial e prioritário:  

  • ● programador de eprons com adaptadores; 
  • ● estação de solda;
  • ● aquisição de componentes eprons;
  • ● aquisição de transponder´s para chaves;
  • ● scanner para programação de chaves (para scanner de injeçâo+imobilizador recomendadmos Tecnomotor, Napro ou Alfates);

Pretendido em seguida:  

  • ● UPA-Brasil com todos os módulos disponíveis;
  • ● simulador para teste de ecu, ECU-TEST 3000;
  • ● programador de chaves para importados (para scanner programador de chaves, oferecemos algumas opções em nosso site);  
  • ● scanner especifico para Peugeot e Citroen; 

Futuramente recomendamos:  

  • ● osciloscópio; 
  • ● microscópio; 
  • ● estação de solda BGA, infra-vermelho;
  • ● analisador de placas in-circuito;
   

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